O ambiente virtual moodle como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências em uma turma de 7ª série do ensino fundamental
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as potencialidades e limites de algumas ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para trabalhar conteúdos da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. O levantamento de dados foi realizado ao longo de 10 aulas com uma turma de 7ª série, que utilizou o ambiente Moodle intercalado com aulas presenciais. Outra turma de 7ª série, da mesma escola, foi determinada como grupo de controle. Foram analisadas a ...
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as potencialidades e limites de algumas ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para trabalhar conteúdos da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. O levantamento de dados foi realizado ao longo de 10 aulas com uma turma de 7ª série, que utilizou o ambiente Moodle intercalado com aulas presenciais. Outra turma de 7ª série, da mesma escola, foi determinada como grupo de controle. Foram analisadas as ferramentas: glossário, fórum de discussão, recurso para disponibilizar material de apoio e ferramenta para envio de texto online. Os dados foram obtidos por meio das atividades feitas com as ferramentas do ambiente e de uma prova final sobre o conteúdo trabalhado nas duas turmas. Na turma que utilizou o ambiente, houve a aplicação de um questionário para constatar o grau de satisfação com o uso do Moodle. Os resultados demonstram que o ambiente virtual de aprendizagem Moodle apresenta-se como uma nova interface que permite aos professores criarem uma proposta de ensino inovadora. ...
Abstract
This paper aims to present the results of a piece of research on the potentialities and limits of some features present in the Virtual Learning Environment Moodle when working with Science content in Elementary Education. The research was carried out for ten classes with a seventh grade class, which used Moodle intercalated with presential classes. Another seventh grade, in the same school, was chosen as a control group. The following tools were analyzed: glossary, discussion forum, available r ...
This paper aims to present the results of a piece of research on the potentialities and limits of some features present in the Virtual Learning Environment Moodle when working with Science content in Elementary Education. The research was carried out for ten classes with a seventh grade class, which used Moodle intercalated with presential classes. Another seventh grade, in the same school, was chosen as a control group. The following tools were analyzed: glossary, discussion forum, available resources to provide support material and the tool for sending text online. Data were obtained through the activities done with the available tools and a final test regarding the content studied by the two groups. A questionnaire to verifiy the level of satisfaction with Moodle was applied in the class that worked with the environment. The results showed that the virtual learning environment Moodle is a new interface that allows teachers to create an innovative teaching proposal. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License