Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
dc.contributor.advisor | Rapkiewicz, Clevi Elena | pt_BR |
dc.contributor.author | Schenkel, Rosaura Maria Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141423 | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade está cada vez mais complexa rica em informação e conhecimento. Uma das transformações mais significativas é a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os campos dessa sociedade, inclusive na área da educação. Essa área precisa vencer várias barreiras, sendo que uma das principais delas é a falta de competências tecnológicas na formação de professores. No ensino da Matemática, as TICs são muito importantes para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento. Consciente da importância desse trabalho, essa pesquisa buscou investigar o nível de inclusão digital dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores de Matemática estão alfabetizados digitais, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. Quanto a utilização das TICs na prática pedagógica entendeu-se que acontece de modo restrito e não têm conhecimento de como fazer melhor. O grau de inclusão digital em que os professores se encontram não impede que desenvolvam algumas atividades no editor de textos, softwares educativos, planilha eletrônica que também é importante para o ensino aprendizagem dos seus alunos, mas, limita o seu uso diminuindo suas potencialidades educativas. Os professores precisam adquirir competências e habilidades através da formação para tirar proveito das TICs em favor da construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.title | Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990060 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)