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dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marlipt_BR
dc.contributor.authorNuglisch, Leonice Elci Rehfeldpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:25Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141407pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia investiga os objetos de aprendizagem utilizados pelos professores que atuam em escolas públicas, numa perspectiva da Educação Inclusiva e enfoca os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – PNEEs no processo de ensino e de aprendizagem. Os participantes da pesquisa responderam um questionário online, segundo um termo de consentimento livre e esclarecido, composto por dados de identificação, com perguntas abertas e fechadas sobre educação especial e o uso de objeto de aprendizagem na sua prática educativa. Os procedimentos para apreciação dos dados foram submetidos a uma análise estatística descritiva. As questões abertas e fechadas foram categorizadas de forma qualitativa, as quais foram agrupadas por temas abordados e por proximidade de assunto. Além disso, enfoca-se as leis para a educação especial e o PNEEs com o objetivo de apoiar processos de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, nas respectivas unidades de ensino. Bem como, seus apontamentos e a sua compressão sobre objetos de aprendizagem para educação especial. Em suma, esquadrinhou-se o uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicação, interação, colaboração e cooperação para a superação de suas limitações e construção de conhecimento, visto como torna significativa o processo de inclusão social em uma sociedade de excluídos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph investigates the learning objects used by teachers working in public schools, a view of Inclusive Education and focuses on the Individuals with Special Educational Needs - PNEEs in the teaching and learning. Survey participants answered a questionnaire online, according to a term of informed consent, consisting of identification data, with open and closed questions about special education and the use of learning objects in their educational practice. The procedures for consideration of the data were subjected to descriptive statistical analysis. The open and closed questions were categorized in a qualitative way, which were grouped by topics and, by proximity to the subject. Moreover, it focuses on are the laws for special education and PNEEs with the objective of supporting the learning process of students with special educational needs in their teaching units. As well, his notes and its compression on learning objects for special education. In sum, scanned the use of computational tools that address the development of communication, interaction, collaboration and cooperation in overcoming their limitations and construction of knowledge, seen as making significant process of social inclusion in a society of outcasts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial education teachersen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectLearning objecten
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectHolders of special educational needs (PNEEs)en
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInformation and communication technology (ICT)en
dc.titleObjeto de aprendizagem para educação especialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991656pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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