Uso do blog nas séries iniciais : espaço para autoria
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Em dias atuais, o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) torna-se extremamente necessária para promover uma aprendizagem mais eficiente e interessante. O blog na educação permite tornar a aprendizagem mais significativa, facilitando o desenvolvimento da autoria e da linguagem, além de possibilitar a inserção do aluno desde as primeiras séries em um mundo tecnológico e interativo. Nesse contexto, essa monografia teve por objetivo analisar o uso dos blogs no processo de ensi ...
Em dias atuais, o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) torna-se extremamente necessária para promover uma aprendizagem mais eficiente e interessante. O blog na educação permite tornar a aprendizagem mais significativa, facilitando o desenvolvimento da autoria e da linguagem, além de possibilitar a inserção do aluno desde as primeiras séries em um mundo tecnológico e interativo. Nesse contexto, essa monografia teve por objetivo analisar o uso dos blogs no processo de ensino e aprendizagem, verificando sua utilidade como recurso para o desenvolvimento da autoria. Para isso, foi feito um levantamento nas escolas urbanas municipais de Caxias do Sul, no ensino fundamental do 1º ao 5º ano. A metodologia utilizada tem cunho quantitativo e qualitativo. Foram verificadas quantas e como as escolas utilizam o blog, além da realização de uma análise das potencialidades desse recurso para a promoção da aprendizagem. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a maioria das escolas que utilizam o blog, está permitindo aos alunos tornaremse autores, compartilhando e construindo conhecimentos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License