Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar
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2010Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O Rádio é um dos mais antigos e populares veículos de comunicação. Tem uma abrangência enorme, atingindo a grande maioria, se não a totalidade da população, uma realidade muito explorada até hoje. Porém, nas escolas, parece ser algo relativamente novo, o que justifica, em parte, certa estranheza a alguns, pois não estão habituados com esse recurso. Com isso, passamos a consumidores dessa mídia. Devemos passar de consumidores a sujeitos ativos e pensantes nesse novo conceito da educomunicação, c ...
O Rádio é um dos mais antigos e populares veículos de comunicação. Tem uma abrangência enorme, atingindo a grande maioria, se não a totalidade da população, uma realidade muito explorada até hoje. Porém, nas escolas, parece ser algo relativamente novo, o que justifica, em parte, certa estranheza a alguns, pois não estão habituados com esse recurso. Com isso, passamos a consumidores dessa mídia. Devemos passar de consumidores a sujeitos ativos e pensantes nesse novo conceito da educomunicação, capazes de aprender e vivenciar um novo modo de ―fazer comunicação‖ com o pedagógico, pois as possibilidades de utilização didática dos recursos dessa mídia são imensas. Acredita-se que melhorar a relação comunicativa na escola não é uma tarefa fácil, devido à rotina, que demanda a comunicação pouco ou quase nenhum tempo. Com esse trabalho, pretende-se minimizar o problema, uma vez que, o rádio continua sendo uma ótima opção quando se quer pensar em uma educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educandos. É uma lição a ser estudada, refletida e convertida em novas experiências. À medida que as características do rádio passam a ser mais conhecidas, surgem papéis sociais com objetivos comunicativos entre os diferentes gêneros radiofônicos. Esses papéis possibilitam a apropriação dos instrumentos dessa mídia para construir propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração que discutam questões ligadas a diferentes assuntos que contribuem para a melhoria das relações entre as pessoas. Com essas questões, procura-se sempre uma complementação entre o pedagógico, o entretenimento e o lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar. ...
Abstract
The Radio is one of the oldest and popular media. It has a huge scope, affecting the vast majority, if not the entire population, a fact exploited much to date. However, in schools, seems to be something relatively new, which explains, in part, a certain awkwardness to some, since they are not familiar with this feature. With this, we the consumers of media. We must move from consumers to active citizens and thinking in this new concept of educational communication, able to learn and experience ...
The Radio is one of the oldest and popular media. It has a huge scope, affecting the vast majority, if not the entire population, a fact exploited much to date. However, in schools, seems to be something relatively new, which explains, in part, a certain awkwardness to some, since they are not familiar with this feature. With this, we the consumers of media. We must move from consumers to active citizens and thinking in this new concept of educational communication, able to learn and experience a new way of doing communication "with the educational because the possibilities of using this media teaching resources are immense. It is believed that better communicative relationship in school is not an easy task due to the routine, which requires the reporting little or no time. With this work, we intend to minimize the problem, since the radio is still a great option when one wants to think of a fresh education and closer to the reality of the learners themselves. It is a lesson to be studied, reflected and converted into new experiences. As the characteristics of the radio become more known, appear roles with communicative purposes between different radio genres. These roles allow the appropriation of the instruments of media to build proposals for citizenship by engaging students in collaborative projects to discuss issues relating to different issues that contribute to improving relations between people. With these questions, demand is always a complementation between the educational, entertainment and leisure, helping improve the coefficient of communicative social relations at school. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
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