Interação entre professor e alunos e o uso das TICs : estudo de caso em um 3º ano do ensino médio
Fecha
2010Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Os avanços científicos e tecnológicos, viabilizados pelos ambientes virtuais informatizados, estão despertando uma transformação na Educação, que vem provocando uma notável modificação nas formas como nós professores nos comunicarmos e nos relacionamos com nossos alunos. Com a utilização dos espaços virtuais dando suporte para a sala de aula e intensificando e fortalecendo as interações entre professor e alunos, nesses ambientes, estamos promovendo o sucesso desta nova modalidade de ensino. Nov ...
Os avanços científicos e tecnológicos, viabilizados pelos ambientes virtuais informatizados, estão despertando uma transformação na Educação, que vem provocando uma notável modificação nas formas como nós professores nos comunicarmos e nos relacionamos com nossos alunos. Com a utilização dos espaços virtuais dando suporte para a sala de aula e intensificando e fortalecendo as interações entre professor e alunos, nesses ambientes, estamos promovendo o sucesso desta nova modalidade de ensino. Novas metodologias de construção do conhecimento vêm surgindo para impulsionar o contínuo crescimento da aplicação dessas tecnologias, com o propósito de articular o uso do espaço virtual em favor da informação e do conhecimento e de promover a interação de maneira discursiva e dialógica. Consequentemente empregar a mídia em favor da educação é um desafio tanto para os docentes como para os discentes. Este estudo verifica parcialmente aspectos da problemática de utilização das tecnologias da informação e comunicação no apoio à aprendizagem o numa escola pública alunos da 3ª série do ensino médio, que apontam para uma insuficiente utilização das TICs, nessa série, deixando lacunas nas relações afetivo-interacionais e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Novos estudos sobre as novas abordagens metodológicas e o uso das TICs em apoio ao trabalho em sala de aula são medidas necessárias. ...
Abstract
Scientific and technological advances made possible by computerized virtual environments are awakening a transformation in education, which has led to a noticeable change in the ways teachers communicate and relate to students. With the use of virtual environments to support classroom activities and learning processes as well as enhancing and strengthening the interactions between teacher and students in these environments, we are facilitating the success of this new mode of education. New meth ...
Scientific and technological advances made possible by computerized virtual environments are awakening a transformation in education, which has led to a noticeable change in the ways teachers communicate and relate to students. With the use of virtual environments to support classroom activities and learning processes as well as enhancing and strengthening the interactions between teacher and students in these environments, we are facilitating the success of this new mode of education. New methodologies for constructing knowledge are emerging to drive the continued growth of these technologies in order to articulate the use of virtual environments in favor of information and knowledge and to promote the interaction in a discursive and dialogic way. Therefore to use the media in education is a challenge to both teachers and students. This study is a contribution to the use of information and communication technologies in support of learning in a public school in the city of Porto Alegre. It statistically analyzes the responses of teachers and students in the 3rd year of secondary school. Results point to an insufficient use of ICTs in this secondary school year leaving gaps in the emotional interaction between teacher and students and in students’ cognitive development. Further studies about the use of the ICTs with new methodologies - in support to classroom learning - are necessary. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License