Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
Fecha
2010Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizan ...
Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License