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dc.contributor.advisorReategui, Eliseopt_BR
dc.contributor.authorMorch, Roberta B.pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141367pt_BR
dc.description.abstractOs objetivos desse estudo foram avaliar o Portal Educacional Ludus, apontando pontos positivos e negativos relacionados a aspectos pedagógicos e técnicos, buscando identificar os motivos pelos quais o portal avaliado não é utilizado pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os participantes do estudo foram os 45 professores dos laboratórios de informática e professores de uma das escolas do município. O referencial teórico apresenta uma discussão sobre a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola baseada em autores como Moran, Tavares e também apresenta os conceitos de avaliação de portais e software educacionais baseada nos autores Reategui, Carvalho e Nunes. A análise dos dados permitiu a identificação de alguns problemas técnicos do Portal Ludus e o estabelecimento de algumas relações entre estes e a não utilização do portal pelos professores. Os principais resultados mostram que o portal é percebido pelos entrevistados como algo desatualizado e sem atrativos para a aprendizagem dos alunos. Os entrevistados justificam o pouco (ou não) uso do portal por não apresentar elementos interativos capazes de atrair a atenção dos alunos. A observação de uma escola e a leitura do relatório do professor de informática mostram duas abordagens distintas: uma com o uso do portal como uma ferramenta a mais nas aulas de informática; a outra baseada em atividades nas aulas de informática sem o uso do portal. A importância da Secretária de Educação em capacitar os professores para o domínio das tecnologias presentes nos contextos sociais é partilhada pelos entrevistados e percebida como uma expectativa dos professores. Os resultados do estudo poderão contribuir para aprofundar a compreensão do processo de apropriação da informática no contexto escolar e para a definição de programas de qualificação profissional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleAnálise técnica e pedagógica do portal educacional Ludus e suas implicações na utilização do portal pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990214pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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