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dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marlipt_BR
dc.contributor.authorMariotto, Rosangela Bitencourtpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:09:55Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141358pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo trata das perspectivas educacionais do Programa Um computador por Aluno (PROUCA), assim como da integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o referido programa a partir da análise documental a respeito do mesmo. A seguir, construiu-se um referencial teórico, trazendo discussões e reflexões teórico-conceituais que subsidiam e avaliam o processo de criação e implantação do PROUCA em escolas públicas brasileiras. A partir disso, buscou-se através da aplicação de um questionário, coletar informações a respeito dos conhecimentos e julgamentos de alguns profissionais da educação com relação aos propósitos do PROUCA. Assim, pode-se constatar a relevância atribuída pela maioria dos sujeitos pesquisados a este programa, tendo em vista as potencialidades do uso do computador e da internet quando integrados adequadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante que se destacou na análise dos dados refere-se à importância atribuída à capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com o PROUCA, redimensionando os modelos tradicionais de ensino. Pode-se evidenciar ainda a validade referenciada ao PROUCA como estratégia para a inclusão digital de todos os educandos e educadores das escolas públicas brasileiras, contribuindo para a qualidade do ensino público.pt_BR
dc.description.abstractThis work deals of the educational perspectives of the One Laptop per Student Program (in Portuguese PROUCA), as well as the integration of new information and communication technologies (ICTs) in the teaching and learning of students. Accordingly, we sought, at first, present this program from the analysis of documents about the same. This study we mount a theoretical base, bringing discussions and reflections theoretical-conceptual that supports the process of creating and deploying PROUCA in Brazilian public schools. From this, we sought via a questionnaire to gather information about the trials and knowledge of education professionals with regard to the purposes of PROUCA. Thus, we can see the importance attributed by the majority of subjects studied about this program, considering the potential use of computers and the internet when properly integrated in the teaching and learning. Another important point that if stood out in the data analysis refers to the importance attached to training of education professionals to work with PROUCA, reshaping the traditional teaching models. It is possible also show the validity referenced of the PROUCA as a strategy for digital inclusion of all students and educators in public schools in Brazil, contributing to the quality of public education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOne laptop per child programen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePerspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990068pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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