Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorAfonso, Bruno Diegopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-19T02:09:33Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141302pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata a música e a fotografia como instrumentos didáticos no ensino de Geografia, identificando, além da abordagem teórico-conceitual, uma convivência experimental em sala de aula, na qual são abordadas as diversidades de temas do conteúdo de Geografia durante o estágio docente no Ensino Fundamental do Instituto de Educação Flores da Cunha e no Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A música tem o papel fundamental de servir como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Suas letras, suas sonoridades, seus instrumentos representam muito além de simples distração e diversão; a música pode ensinar, e pode levar os alunos a vivenciar sentimentos e experiências, de modo que apresenta aos alunos e ao docente uma nova Geografia, que constrói conhecimento. A fotografia constitui um importante recurso didático, podendo contribuir na formação dos conceitos geográficos básicos e no entendimento das relações socioespaciais, à medida que desperta no aluno o desejo de aprender através da linguagem visual. A leitura da fotografia torna as aulas mais interessantes e prazerosas, levando os alunos a buscarem outras fontes para aprofundarem seus conhecimentos. Portanto, propor a música e a fotografia compreende os diversos gêneros das práticas pedagógicas do ensino de Geografia, criando assim situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre temas das aulas.pt_BR
dc.description.abstractThe work deals with music and photography as an educational tool in teaching Geography, identifying, beyond the theoretical- conceptual approach, an experimental coexistence in the classroom, which addresses the diversity of topics the content of geography during the teaching internship in the Institute of Education Flores da Cunha and in high school at the State School Paula Soares. Music has the key role that serves as a mirror of society and its relationship with the environment. Their letters, their sounds, their instruments, tell us far beyond simple distraction and diversion , music can teach , and can lead students to experience feelings and experiences, so that introduces students and teachers to a new geography, building knowledge. The photograph is an important resource and can contribute to the formation of basic geographical concepts and understanding of socio - spatial relations, as he awakens in students the desire to learn through visual language. Reading the picture becomes more interesting and enjoyable classes, leading students to seek other sources to further your knowledge. Therefore propose the music and photography include various genres of pedagogical practices in the teaching of geography, and creating situations in which students feel safe and attracted by the curricular proposals to explain their views on class topics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectLanguageen
dc.titleMúsica e fotografia no ensino de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992596pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples