Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Charczuk, Simone Bicca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-18T02:07:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141240 | pt_BR |
dc.description.abstract | Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais as concepções de interdisciplinaridade, as aprendizagens construídas no trabalho de tutoria, as dificuldades/desafios encontrados e as estratégias de intervenção desenvolvidas por tutores de sede do curso de pedagogia a distância da UFRGS que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por email. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. As aprendizagens construídas giraram em torno do conteúdo das interdisciplinas, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e da própria função de tutor. As dificuldades/desafios compreenderam as intervenções em conteúdos específicos das interdisciplinas, apropriação da função de tutor e integração da equipe. Finalmente, as estratégias de intervenção corresponderam à leitura do material da interdisciplina, diálogo com professores/colegas e estabelecimento de relações entre a interdisciplina e a formação na graduação. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas interdisciplinares no trabalho dos tutores de sede do curso de pedagogia a distâncias da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992251 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Tutoria Educação a Distância | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)