Projetos de Aprendizagem para Professores em Formação uma vivência no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância PEAD-UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo trata da utilização dos Projetos de Aprendizagem (PA) na formação de professores em exercício nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental através do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Modalidade a Distância (PEAD). Nesta perspectiva, serão abordadas questões referentes sobre a utilização dos Projetos de Aprendizagem enquanto uma arquitetura pedagógica que se propõe a favorecer a reflexão destes alunosprofessores sobre a própria prática docente e o processo educativo. Para is ...
O presente artigo trata da utilização dos Projetos de Aprendizagem (PA) na formação de professores em exercício nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental através do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Modalidade a Distância (PEAD). Nesta perspectiva, serão abordadas questões referentes sobre a utilização dos Projetos de Aprendizagem enquanto uma arquitetura pedagógica que se propõe a favorecer a reflexão destes alunosprofessores sobre a própria prática docente e o processo educativo. Para isto, foram extraídas dos Portfólios de Aprendizagem algumas reflexões sobre esta vivência e analisadas seguindo quatro categorias que evidenciam elementos constitutivos dos PAs: aluno enquanto protagonista; processo investigativo; Mudanças de concepção e criação de redes interativas de aprendizagem. Constatou-se que esta vivência possibilitou um movimento de mudanças nas concepções do papel do aluno e do professor frente ao processo de aprendizagem e a necessidade de práticas inovadoras que contemplem a utilização das novas tecnologias. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Educação a Distância.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License