Projetos de Aprendizagem para Professores em Formação uma vivência no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância PEAD-UFRGS
Fecha
2010Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente artigo trata da utilização dos Projetos de Aprendizagem (PA) na formação de professores em exercício nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental através do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Modalidade a Distância (PEAD). Nesta perspectiva, serão abordadas questões referentes sobre a utilização dos Projetos de Aprendizagem enquanto uma arquitetura pedagógica que se propõe a favorecer a reflexão destes alunosprofessores sobre a própria prática docente e o processo educativo. Para is ...
O presente artigo trata da utilização dos Projetos de Aprendizagem (PA) na formação de professores em exercício nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental através do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Modalidade a Distância (PEAD). Nesta perspectiva, serão abordadas questões referentes sobre a utilização dos Projetos de Aprendizagem enquanto uma arquitetura pedagógica que se propõe a favorecer a reflexão destes alunosprofessores sobre a própria prática docente e o processo educativo. Para isto, foram extraídas dos Portfólios de Aprendizagem algumas reflexões sobre esta vivência e analisadas seguindo quatro categorias que evidenciam elementos constitutivos dos PAs: aluno enquanto protagonista; processo investigativo; Mudanças de concepção e criação de redes interativas de aprendizagem. Constatou-se que esta vivência possibilitou um movimento de mudanças nas concepções do papel do aluno e do professor frente ao processo de aprendizagem e a necessidade de práticas inovadoras que contemplem a utilização das novas tecnologias. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Educação a Distância.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License