Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-14T02:08:46Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141162pt_BR
dc.description.abstractAborda-se o tema modelos mentais particularmente à luz da teoria de Johnson-Laird. A visão de outros autores é também apresentada, mas a ênfase do trabalho está no enfoque de Johnson-Laird que apresenta os modelos mentais como uma terceira via para a questão imagens x proposições. Nessa perspectiva, discute-se a natureza, conteúdo e tipologia dos modelos mentais e a questão da consciência e da computabilidade. Além disso, enfoca-se também a metodologia da pesquisa em modelos mentais e são dados exemplos de pesquisas. A intenção do trabalho é, principalmente, a de servir como introdução ao assunto modelos mentais, com vistas à pesquisa em ensino de ciências.pt_BR
dc.description.abstractThe mental models subject is presented particularly in the light of Johnson-Laird’s theory. Views from different authors are also presented but the emphasis lies in Johson- Laird’s approach, proposing mental models as a third path in the images x propositions debate. In this perspective, the nature, content, and typology of mental models are discussed, as well as the issue of conciousness and computability. In addition, the methodology of research studies are provided. Essentially, the aim of the paper is to provide an introduction to the mental models topic, having science education research in mind.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 1, n. 3 (dez. 1996), p. 193-232pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelos mentaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleModelos mentaispt_BR
dc.title.alternativeMental models en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000292664pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples