Show simple item record

dc.contributor.advisorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Kleiton Semensatto dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-13T02:08:36Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141004pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa identifica a presença multiplataforma de 13 revistas nacionais e avalia de que for-ma os elementos e recursos de design editorial se articulam na construção da identidade edito-rial dos títulos nas diferentes plataformas de publicação. A investigação é de cunho explorató-rio, de abordagem qualitativa, e adota como procedimentos metodológicos a revisão biblio-gráfica, a pesquisa documental e a análise dos elementos de design. Mapeia-se as edições em circulação no dia 20 de novembro de 2015 (impressa, tablet, desktop site e mobile site) de Veja, Caras, Época, IstoÉ, Tititi, Contigo!, Superinteressante, Quatro Rodas, AnaMaria, Mi-nha Novela, Viva! Mais, Claudia e Recreio, selecionadas dentre as 15 mais lidas do ranking do Mídia Dados Brasil 2015. Com base nos dados levantados, na segunda etapa analisa-se em profundidade Veja, Superinteressante e Claudia, títulos com presença multiplataforma signi-ficativa (forte). De modo geral, observa-se uma presença bastante inconsistente dos 13 títulos nas diferentes plataformas. Naqueles analisados em profundidade, tem-se uma relação muito estreita entre as edições impressa e para iPad, tanto em termos de identidade visual quanto no que diz respeito às características do meio revista (periodicidade, segmentação, relação com o leitor); os sites desktop e mobile, mesmo com maior apropriação de recursos ciberjornalísti-cos, apresentaram a subutilização de elementos do projeto gráfico no reforço da identidade, bem como dinâmicas de publicação próprias da web, desvinculadas das especificidades que caracterizam as revistas. A pesquisa aponta que, apesar da presença multiplataforma – em maior ou menor grau – dos 13 títulos, a experiência associada a cada um deles ainda está sig-nificativamente ligada à sua respectiva edição impressa.pt_BR
dc.description.abstractThe research identifies the multi-platform presence of 13 brazilian magazines and evaluates how the elements and features of editorial design are employed in the construction of editorial identity of these titles in the various publishing platforms. The research is exploratory, with a qualitative approach, and adopts as methodological procedures a literature review, a docu-mentary research and an analysis of the design elements. At first, it sorts the multi-platform presence of Veja, Caras, Época, IstoÉ, Tititi, Contigo!, Superinteressante, Quatro Rodas, AnaMaria, Minha Novela, Viva! Mais, Claudia e Recreio magazines, in four publishing plat-forms (print, tablet, desktop site and mobile site), considering the current issues on the No-vember 20th, 2015. Those magazines were selected among the top 15 most read in the Mídia Dados Brasil 2015 report. Based on the collected data, the second stage consists in an in-depth analysis of Veja, Superinteressante and Claudia magazines, publications with significant (strong) multi-platform presence. By and large, the study finds out an inconsistent presence of the 13 magazines in the different platforms. The in-depth analysis points out a very close rela-tionship between printed and iPad editions, both in terms of visual identity and magazine characteristics (periodicity, segmentation an relationship with the reader). Desktop and mobile sites show a better integration of the cyberjournalistic features, but underutilize the graphic project elements in strengthening the identity; they present web publishing dynamics, discon-nected from magazine-style specificities. The research shows that, despite the multiplatform presence – to a greater or lesser extent – of the 13 titles, the experience associated with each one of them is still significantly linked to their respective printed edition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMagazinesen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectEditorial identityen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectMagazine journalismen
dc.subjectRevistas : Brasilpt_BR
dc.subjectMulti-platformen
dc.subjectProdução gráficapt_BR
dc.titleDesign editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record