O "novo" papel do bancário no Banco do Brasil : um estudo de caso na agência Lapa (PR)
Fecha
2007Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O texto apresenta um estudo sobre um “novo” papel desejado do profissional bancário a partir de uma série de transformações pelas quais passou o setor nos últimos anos. O estudo foi realizado através de entrevistas com funcionários do Banco do Brasil sendo 11 (onze) da Agência Lapa (PR) e 6 (seis) de outras agências do Banco. Também foram entrevistados 15 (quinze) clientes (pessoa física e jurídica) da cidade da Lapa (PR), e ouvido a opinião de um representante do Sindicato dos Bancários de Cur ...
O texto apresenta um estudo sobre um “novo” papel desejado do profissional bancário a partir de uma série de transformações pelas quais passou o setor nos últimos anos. O estudo foi realizado através de entrevistas com funcionários do Banco do Brasil sendo 11 (onze) da Agência Lapa (PR) e 6 (seis) de outras agências do Banco. Também foram entrevistados 15 (quinze) clientes (pessoa física e jurídica) da cidade da Lapa (PR), e ouvido a opinião de um representante do Sindicato dos Bancários de Curitiba (PR), representando o pensamento dessa entidade. Procurou-se identificar o significado e a importância da qualificação numa profissão em que se no passado exigia conhecimento técnico, hoje busca um profissional multifuncional, adaptável e aberto ao novo, que saiba trabalhar em equipe. Enfatizando métodos qualitativos, os dados levantados a partir das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo e mostram que as mudanças que ocorrem na rotina dos bancários são preocupantes para os funcionários. O inquietante desconforto pode ser o primeiro passo para a busca da qualificação através de uma aprendizagem continuada. A necessidade de adaptação a essas mudanças é inquestionável. Uma visão de futuro e a consciência de que por mais atualizado que o profissional se sinta, sempre apresentará carências de informações. O percentual de funcionários que estuda, participa de cursos e busca atualização é baixo. Os dados das entrevistas confirmam e ao mesmo tempo surpreendem no aspecto de que apesar do profissional estar atento às mudanças que estão ocorrendo, ainda é poucos os que estão se profissionalizando. A competitividade do setor bancário demanda auto-profissionalização e colaboradores engajados no processo de seus produtos e serviços e vender também, a imagem da empresa. Concluiu-se que a empresa deve auxiliar o profissional no seu desenvolvimento profissional, mas este também deve buscar formação e informação no dia-a-dia por conta própria. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
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