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dc.contributor.advisorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.contributor.authorMattos, José Luiz Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:13:54Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14087pt_BR
dc.description.abstractCom a estabilização da economia brasileira, iniciou-se uma intensa reestruturação operacional nos bancos que compreendeu a redução dos custos, o crescimento do uso da informática e a terceirização da mão-de-obra. Os bancos começaram a priorizar o auto-atendimento, o aumento do número de agências em funcionamento, modificando hábitos e a forma de se relacionar com a clientela na organização e fechamento de seus negócios. A contratação do trabalho temporário é uma destas alterações e pensando nisso objetivou-se avaliar se o processo de seleção, o treinamento disponibilizado e a alocação da mão-de-obra temporária, são adequados e atendem as necessidades e os objetivos do Banco do Brasil nas Agências de Florianópolis (SC). A pesquisa é caracterizada como qualitativa com estudo de caso. O método foi escolhido por entender que as questões levantadas nos objetivos da pesquisa, que são analisar o método de contratação adotado pelo Banco do Brasil, não permitirá intervensão ou alteração. O grupo de sujeitos do estudo será composto pelos Gerentes das dezoito agências do Banco do Brasil S.A., no município de Florianópolis (SC), e os funcionários, das mesmas dezoito agências, a quem os trabalhadores temporários estarão subordinados após a contratação. Para tanto foram utilizados dois instrumentos de pesquisa, onde por meio de questionários individuais buscar-se-a analisar o processo de recrutamento e seleção, o treinamento e alocação de mão-de-obra temporária, bem como sua adequação as necessidades e objetivos do Banco do Brasil. Para tratamento dos dados coletados que são primários, pois serão coletados pelo próprio pesquisador a partir da aplicação dos questionários, os mesmos serão transcritos e tabulados em padrão comum, utilizando a técnica de análise de conteúdo descritivo. Analisando a relevância da utilização da mão-de-obra temporária nas Agências do Banco do Brasil em Florianópolis (SC), concluiu-se que ela é útil quando executa tarefas de menor complexidade; não deveria estar sozinha nas salas de auto-atendimento; necessitam de treinamento para que não prestem informações imprecisas; não substituem um funcionário a contento;e que quando da seleção o funcionário a quem ficará subordinado deve participar de todo o processo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectSelecao : Administracao de pessoalpt_BR
dc.subjectRecrutamento de pessoalpt_BR
dc.subjectTrabalho temporariopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleA relevância da utilização de mão-de-obra temporária nas agências do Banco do Brasil na cidade de Florianópolis (SC)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649432pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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