Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Michelle Azevedo dept_BR
dc.date.accessioned2016-05-11T02:10:34Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140734pt_BR
dc.description.abstractNos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos.pt_BR
dc.description.abstractIn recent times, accounting has undergone important changes, requiring accounting professionals are encouraged to seek improvement and update through the use of Distance Education technologies in online environments. The objective of this study is to identify what are the ways and tools used by Distance Education to expand professional knowledge. It is an applied study, with qualitative and exploratory objective approach. Regarding the methodological procedures, using the accounting class entities and other agencies as its basis, the research used three strategies: the first was the identification of postgraduate courses offered in distance education mode in the state of Rio Grande do Sul, registered on the Ministry of Education and offered by the main accounting class entities; the second was to identify the technological tools used in accounting class entities and other agencies websites; finally, it was used an online survey with professionals who work in accounting. The research results reveal that despite the entities related to accounting class and other agencies offer various technical support resources to update the professionals, there is low use of these tools. It is concluded that accounting professionals are just using the continuing education possibilities offered by organizations, accounting entities and other agencies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectTools of distance educationen
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectTechnological toolsen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectAccounting professionalsen
dc.subjectAccounting entitiesen
dc.titleFerramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidadept_BR
dc.title.alternativeDistance education tools of on-line environment learning used by accounting professionals en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples