Mostrar el registro sencillo del ítem
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
dc.contributor.advisor | Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Michelle Azevedo de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-11T02:10:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/140734 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos. | pt_BR |
dc.description.abstract | In recent times, accounting has undergone important changes, requiring accounting professionals are encouraged to seek improvement and update through the use of Distance Education technologies in online environments. The objective of this study is to identify what are the ways and tools used by Distance Education to expand professional knowledge. It is an applied study, with qualitative and exploratory objective approach. Regarding the methodological procedures, using the accounting class entities and other agencies as its basis, the research used three strategies: the first was the identification of postgraduate courses offered in distance education mode in the state of Rio Grande do Sul, registered on the Ministry of Education and offered by the main accounting class entities; the second was to identify the technological tools used in accounting class entities and other agencies websites; finally, it was used an online survey with professionals who work in accounting. The research results reveal that despite the entities related to accounting class and other agencies offer various technical support resources to update the professionals, there is low use of these tools. It is concluded that accounting professionals are just using the continuing education possibilities offered by organizations, accounting entities and other agencies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação a distância (EaD) | pt_BR |
dc.subject | Tools of distance education | en |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Technological tools | en |
dc.subject | Continuing education | en |
dc.subject | Accounting professionals | en |
dc.subject | Accounting entities | en |
dc.title | Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Distance education tools of on-line environment learning used by accounting professionals | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989984 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)