Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorVieira, Luiz Fernando Kovarapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-11T02:10:24Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140714pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo demonstrar com que abordagem e em quais disciplinas a Educação a Distância (EAD) pode melhorar a aprendizagem, a partir da percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo parte da problemática relativa às percepções dos discentes do curso de ciências contábeis com relação a quais disciplinas podem ter seu aprendizado potencializado com essa modalidade de ensino. Para tanto, utiliza-se como metodologia de pesquisa o foco quantitativo e explicativo, aplicado por meio dos procedimentos metodológicos de estudo de caso, com utilização de questionário. Todos os resultados obtidos evidenciaram que os alunos, em sua maioria, integram a faixa etária jovem e possuem facilidades no uso dos aparelhos de informática. Sugerem ainda que as disciplinas que não estão diretamente ligadas à área de contabilidade deveriam ser ministradas no formato a distância, que haja necessidade de incentivo por parte do professor para que os alunos participem de fóruns e atividades EAD, bem como a não disposição dos alunos para a realização de um curso totalmente ministrado a distância. Diante dos resultados obtidos com a aplicação desta pesquisa, sugere-se que a UFRGS estabeleça uma avaliação sobre as disciplinas que poderiam ser melhor ofertadas na modalidade a distância e da capacitação dos professores, visando aprimorar o processo de aprendizagem. Para futuras pesquisas, este estudo pode servir de base para instituições que venham a ministrar disciplinas ou cursos na modalidade EAD, sendo esta a principal contribuição deste estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to demonstrate with which approach and in which disciplines Distance Education (DE) can improve learning, from the perception of the students of Accounting Course of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The study starts from the issue relating to the perceptions of students of accountancy course regarding to which courses may have enhanced their learning with this type of education. Therefore, a quantitative and explanatory focus is used as a methodology of research, applied through methodological procedures of case study, by use of questionnaire. All results showed that most of the students integrate the young age group and have great abilities in the use of technological devices. They also suggest that the disciplines that are not directly related to the accounting area should be taught in the distance format, that there is need of teacher’s encouragement so that students to participate in forums and distance learning activities as well as the unwillingness of students to the performing of a course taught entirely in a distance way. Due to the results obtained with the application of this research, it is suggested that the UFRGS should establish an assessment of the subjects that could be offered in a distance way, and teachers could also be trained, aiming to improve the learning process. For future research, this study can be used as a basis for institutions that will teach subjects or courses in distance education mode, which is the main contribution of this study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectTeacher’s encouragenten
dc.subjectContabilidade : Ensinopt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.titleEAD na contabilidade : uma análise de sua efetivação de uso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEAD in accounting : an analysis of its effectiveness in the use of accountancy course at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazilen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBehr, Arielpt_BR
dc.identifier.nrb000989980pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record