A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Scientific research in the undergraduate accounting course from Universidade Federal do Rio Grande do Sul involving from reading to publication
Resumo
A pesquisa científica na graduação proporciona aos futuros profissionais aquisição de novos saberes e habilidades necessárias ao ingresso e permanência no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a prática da pesquisa científica pelos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificando as variáveis favoráveis e desfavoráveis ao processo de elaboração e publicação de artigos científicos. Com relaçã ...
A pesquisa científica na graduação proporciona aos futuros profissionais aquisição de novos saberes e habilidades necessárias ao ingresso e permanência no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a prática da pesquisa científica pelos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificando as variáveis favoráveis e desfavoráveis ao processo de elaboração e publicação de artigos científicos. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva e levantamento (Survey), por meio de um questionário aplicado aos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS, matriculados no 2º ao 8º semestre do curso, totalizando 351 respondentes. A aplicação do questionário ocorreu no período de 17 de março a 02 de abril de 2014 e os principais resultados da pesquisa apontam interesse por parte dos graduandos pela pesquisa científica e apesar de ser considerada importante pela maioria dos alunos, a elaboração de artigos científicos contemplou um índice baixo, sendo que a maioria afirmou ter elaborado por exigência de alguma disciplina. No tocante à publicação, verificou-se um número considerável de alunos que sequer submeteram seus artigos a eventos ou periódicos. Dessa forma, observou-se que apesar dos discentes se mostrarem interessados e reconhecerem a importância da pesquisa científica, os mesmos devem ser mais incentivados a produzir e a disseminar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico contribuindo assim, para o desenvolvimento da ciência. ...
Abstract
Scientific research in undergraduate courses provides the future professionals with acquisition of new knowledge and skills that are necessary to enter and remain in an increasingly competitive labor market. Therefore this research aims at analyzing the practice of scientific research by undergraduate students in Accounting Sciences from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identifying the favorable and unfavorable variables in the preparation and publication of scientific article ...
Scientific research in undergraduate courses provides the future professionals with acquisition of new knowledge and skills that are necessary to enter and remain in an increasingly competitive labor market. Therefore this research aims at analyzing the practice of scientific research by undergraduate students in Accounting Sciences from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identifying the favorable and unfavorable variables in the preparation and publication of scientific articles. Regarding methodological procedures, this study is classified as qualitative, descriptive and survey through a questionnaire applied to students from Accounting Sciences course from UFRGS enrolled in the 2nd to the 8th semester of the course, totaling 351respondents. The questionnaire occurred from March 17 to April 2, 2014 and the main results of the study show that though undergraduates are interested in scientific research and find it important; the development of scientific articles is low and most of the students said they only produced because it had been required at university. Concerning publication, it was found out a considerable number of students who didn’t submit their articles to events or journals. Thus it was observed that despite students show interest and recognize the importance of scientific research, they should be encouraged to produce and spread knowledge acquired in the academic environment, leading to the development of science. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Coleções
-
TCC Ciências Contábeis (861)
Este item está licenciado na Creative Commons License