O Jogo e o conceito : sobre o ato criativo na aula de história
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Data
2015Tipo
Outro título
El juego y el concepto : sobre el acto creativo en la clase de historia
The game and the concept : about the creative act in history class
Assunto
Resumo
O artigo discute o ensino de conceitos nas aulas de história através do uso de jogos. A partir de um debate teórico sobre o conceito, baseado em autores como Deleuze, Foucault e Bergson, apresenta-se a aprendizagem conceitual como o elemento central de uma aula de história e argumenta-se que a aprendizagem do conceito se dá num processo de inserção direta no tempo, num não-lugar de singularidades pré-individuais, proporcionada pelo jogo e pela brincadeira. Nesse sentido, o artigo é uma discussã ...
O artigo discute o ensino de conceitos nas aulas de história através do uso de jogos. A partir de um debate teórico sobre o conceito, baseado em autores como Deleuze, Foucault e Bergson, apresenta-se a aprendizagem conceitual como o elemento central de uma aula de história e argumenta-se que a aprendizagem do conceito se dá num processo de inserção direta no tempo, num não-lugar de singularidades pré-individuais, proporcionada pelo jogo e pela brincadeira. Nesse sentido, o artigo é uma discussão teórica que se propõe pensar o jogo e o conceito, considerando o primeiro um meio estratégico para acessar o segundo, num processo de deslocamento do estudante atual da aula de história, regido pela inteligência, para um estado virtual, regido pela intuição. O acesso ao lugar, onde os conceitos ainda não estão formados, permite conceber a sala de aula com o jogo como um espaço de potencial criação. É nesse lugar de criação que os conceitos emergem e são formados, constituindo-se em elementos da representação. ...
Resumen
El artículo aborda la enseñanza de conceptos en las clases de historia a través del uso de juegos. A partir de un debate teórico sobre el concepto, basado en autores como Deleuze, Foucault y Bergson, se presenta el aprendizaje conceptual como el elemento central de una clase de historia y se argumenta que el aprendizaje del concepto se da en un proceso de inserción directa en el tiempo, en un no-lugar de singularidades pre-individuales, proporcionado por el juego. En este sentido, el artículo e ...
El artículo aborda la enseñanza de conceptos en las clases de historia a través del uso de juegos. A partir de un debate teórico sobre el concepto, basado en autores como Deleuze, Foucault y Bergson, se presenta el aprendizaje conceptual como el elemento central de una clase de historia y se argumenta que el aprendizaje del concepto se da en un proceso de inserción directa en el tiempo, en un no-lugar de singularidades pre-individuales, proporcionado por el juego. En este sentido, el artículo es una discusión teórica que se propone a pensar el juego y el concepto, considerando el primero un medio estratégico para acceder al segundo, en un proceso de desplazamiento del estudiante actual de la clase de historia, regido por la inteligencia, para un estado virtual, regido por la intuición. El acceso al lugar donde los conceptos aún no estan formados, permite concebir la clase con el juego como un espacio de potencial creación. Es en este lugar de creación que los conceptos emergen y son formados, constituyéndose en elementos de la representación. ...
Abstract
This article discusses the teaching of concepts through the usage of games in history classes. From a theoretical debate about the concept, based on authors such as Deleuze, Foucault, and Bergson, it presents conceptual learning as the central element of a history class and argues that the learning of the concept occurs in a process of direct insertion in time, in a non-place of preindividual singularities, provided by the game and the fun. In this sense, this article is a theoretical discussio ...
This article discusses the teaching of concepts through the usage of games in history classes. From a theoretical debate about the concept, based on authors such as Deleuze, Foucault, and Bergson, it presents conceptual learning as the central element of a history class and argues that the learning of the concept occurs in a process of direct insertion in time, in a non-place of preindividual singularities, provided by the game and the fun. In this sense, this article is a theoretical discussion that proposes to think the game and the concept by considering the latter as a strategic medium to gain access to the former, in a process of student displacement from the actual of history class, governed by intelligence, to a virtual state, governed by intuition. The access to the place where the concepts are not yet formed enables us to conceive the classroom with games as a space filled with creative potential. It is in this place of creation that concepts emerge and are formed, building themselves as elements of representation. ...
Contido em
OPSIS. Catalão, GO. Vol. 15, n. 1 (2015), p. 88-100
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