Produção de material digital para o ensino de enfermagem
dc.contributor.author | Cogo, Ana Luisa Petersen | pt_BR |
dc.contributor.author | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marlise Bock | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-06T02:21:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/140335 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes procedimentos em laboratório de ensino ou como fonte de consulta em casos de dúvidas. Este relato tem como objetivo descrever as características e a metodologia de desenvolvimento do material digital, no formato de vídeo, intitulado punção venosa periférica com cateter. A produção do mesmo contou com uma equipe multiprofissional. As etapas observadas na produção do material digital foram definição dos objetivos instrucionais e o público alvo; a determinação do formato, do orçamento e do cronograma; a seleção do conteúdo; o desenvolvimento das estratégias para avaliar o vídeo e a sua efetividade educacional; o desenvolvimento do roteiro ou storyboard; o desenvolvimento do protótipo e a avaliação do produto e do processo. A produção de vídeos educacionais constitui-se em importante material digital de apoio á aprendizagem e a possibilidade de integrar uma equipe de especialistas na sua elaboração qualifica o processo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Educational technologies cooperate to the simulation of practical situations in nursing education as a strategy that seeks to guarantee the patient's safety by anticipating the procedures in educational labs or as a resource in case of doubts. This narrative seeks to describe the features and methodology used to develop a digital resource, in a video format, named puncture by peripheral venous catheter. A multidisciplinary team was needed in order to design the resource. The stages observed in the production of the video were: the definition of the audience and the instructional objectives; the delimitation of the format, the budget and schedule; the selection of content, the development of evaluation strategies and its educational effectiveness; the development of a script or storyboard, the development of a model and the evaluation of the process and final product. Educational videos are important learning support resources and the possibility of having a multidisciplinary team qualifies the whole design process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015) | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Video-Audio Media | en |
dc.subject | Education Technology | en |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Distance | en |
dc.subject | Mídia audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Higher | en |
dc.title | Produção de material digital para o ensino de enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Designing a digital resource for nursing education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000986219 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40021)Health Sciences (10691)