A percepção dos bancários sobre os principais fatores que interferem negativamente no clima organizacional das agências do Banco do Brasil da microrregião de Francisco Beltrão (PR)
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Date
2007Author
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Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Até pouco tempo atrás, a lucratividade dos bancos dependia da inflação. Para fazer frente à estabilidade econômica no tocante aos preços, mais especificamente após o plano real, os bancos investiram em tecnologia e reestruturaram o trabalho bancário. Hoje, os bancários trabalham mais intensamente e com o sistema de metas para a venda de produtos e serviços, com conseqüente interferência no clima organizacional. Por meio de uma abordagem quantitativa, com a utilização da pesquisa Survey em uma a ...
Até pouco tempo atrás, a lucratividade dos bancos dependia da inflação. Para fazer frente à estabilidade econômica no tocante aos preços, mais especificamente após o plano real, os bancos investiram em tecnologia e reestruturaram o trabalho bancário. Hoje, os bancários trabalham mais intensamente e com o sistema de metas para a venda de produtos e serviços, com conseqüente interferência no clima organizacional. Por meio de uma abordagem quantitativa, com a utilização da pesquisa Survey em uma amostra de 67 funcionários das agências do Banco do Brasil, na microrregião de Francisco Beltrão, no Sudoeste Paranaense foram verificados quais os principais fatores que afetam negativamente o clima organizacional nas agências estudadas. Neste sentido, apurou-se que o assédio moral, a exigência no cumprimento de metas, a ascensão profissional pelo critério de “puxa-saco”, o trabalho muito intenso e a extrapolação da jornada normal de trabalho são os principais motivos, em ordem de importância, que afetam negativamente o clima organizacional nessas agências. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Collections
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Applied and Social Sciences (3515)
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