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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorVelho, Marjorie Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-05T02:08:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140270pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo identificar os atributos determinantes na compra de perfumes, produtos cosméticos que têm o Brasil como líder mundial de consumo na categoria. Conforme Alpert (1971), atributos são determinantes quando definem a escolha pelo produto que será consumido. Para alcançar as metas propostas foi utilizada uma metodologia composta por duas etapas: a fase qualitativa, que contou com a realização de dez entrevistas em profundidade com consumidores de perfumes e a fase quantitativa, com a análise de uma amostra de 163 questionários respondidos por pessoas que usam perfume. Na primeira etapa, os entrevistados contaram sobre alguns de seus hábitos de consumo e uso de perfume, como suas motivações e atributos que mais despertam atenção. Enquanto na segunda etapa, muito do que foi visto nas entrevistas em profundidade serviu como base para a elaboração do questionário, que envolveu assuntos como frequência de uso e de compra e quantidade de perfumes, além dos atributos classificados como mais importantes para o consumidor. Os resultados obtidos mostraram que aroma (atributo de grande destaque na pesquisa), seguido por fixação, preço e família olfativa são os atributos com maior grau de importância. Já produto novo no mercado e com brinde foram os aspectos considerados menos importantes. Logo, essas informações são relevantes tanto para os consumidores que desejam buscar dados quanto para as empresas voltadas para essa área, que contam com um público exigente e com muita oferta à disposição.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify the determinant attributes when purchasing perfumes, cosmetic products that have Brazil as a global leader in the consumer category. As Alpert (1971), attributes are determinant when defining the choice of product to be consumed. To achieve the proposed targets, a methodology composed of two steps was used: a qualitative phase, which included the realization of ten in-depth interviews with consumers of perfumes and quantitative phase, with the analysis of a sample of 163 questionnaires answered by people who use perfume. In the first step, respondents told about some of their consumption habits and use of perfume, as their motivations and attributes that awaken more attention. While in the second stage, much of what was seen in in-depth interviews was the basis for the preparation of the questionnaire, which involved issues such as frequency of use and purchase, and amount of perfumes, besides the attributes rated like most important for the consumer. The results showed that fragrance (highlight attribute in research), followed by fixing, price and olfactory family are the attributes with the greatest degree of importance. Already new product on the market and gift with purchase were the aspects considered less important. Therefore, this information is relevant for consumers who wish to seek information as to the companies focused on this area, with have a demanding public and with a large offer available.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectAttributesen
dc.subjectCosmeticsen
dc.subjectPerfumesen
dc.titleAtributos determinantes na compra de cosméticos : um estudo sobre o mercado de perfumespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990482pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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