Mostrar el registro sencillo del ítem
Gênero e inserção profissional : expectativas de estudantes do curso de Administração pública quanto ao mercado de trabalho
dc.contributor.advisor | Rocha-de-Oliveira, Sidinei | pt_BR |
dc.contributor.author | Latorre, Luísa Amaral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T02:08:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/140249 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa monografia busca analisar a interferência do gênero na inserção profissional das estudantes de Administração Pública e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório através de oito entrevistas em profundidade com estudantes e formandas do referido curso de graduação. Nas entrevistas, buscou-se identificar os aspectos motivadores da inserção profissional e da permanência no emprego, verificar a incidência de discriminação de gênero, relacionar a presença de líderes femininas com suas expectativas profissionais e sociais, e evidenciar a responsabilização doméstica feminina como fenômeno cultural que interfere na inserção profissional. Os principais resultados indicam que as estudantes não reconhecem conscientemente o gênero como influenciador de sua escolha profissional, mas em suas falas relacionam fatores vinculados ao gênero como motivadores na busca pelo emprego público. Confirmou-se que a inserção profissional de jovens não é um processo rápido e linear, e que depende da realidade vivenciada no momento do processo decisório. Além disso, percebeu-se que a ausência de mulheres em postos de decisão repercute nas perspectivas das estudantes. Para todos esses aspectos, constatou-se a responsabilização doméstica feminina como causa do panorama atual. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph aims to analyze the interference of gender in the professional integration of female students of Public and Social Administration of the Federal University of Rio Grande do Sul. To accomplish this analysis, an exploratory qualitative study was performed through eight interviews with students in the academic major. The interviews sought to identify the motivating aspects of employability and job retention, to verify the incidence of gender discrimination, to report on the presence of women leaders in their professional and social expectations, and to highlight female domestic accountability as a cultural phenomenon that interferes with employability. The results indicate that students do not consciously recognize gender as influencing their career choice, but their choice of words included factors linked to gender as motivators in the search for public employment. It was confirmed that the professional integration of young people is not a quick and straightforward process, and it depends on the reality experienced at the time of decision-making. In addition, it was noted that the absence of women in decision-making positions reflected the perspectives of students. For all these aspects, female domestic accountability was identified as a cause of the current situation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Public administration | en |
dc.subject | Inserção profissional | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Gênero feminino | pt_BR |
dc.subject | Feminism | en |
dc.subject | Womanly accountability | en |
dc.subject | Employability | en |
dc.title | Gênero e inserção profissional : expectativas de estudantes do curso de Administração pública quanto ao mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990450 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Administración (3140)