Show simple item record

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Martiele Cortespt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140186pt_BR
dc.description.abstractA mudança da economia voltada para indústria de produção em escala abre espaço, a partir da década de 90 para os trabalhadores criativos, aqueles que usam a criatividade como ferramenta de trabalho e cujas ideias são valorizadas pela sociedade em formação. Essa mudança trouxe consigo transformações na forma de apresentação dos negócios, pois os formatos antigos não eram mais considerados modelo para a economia criativa. Assim, esse artigo objetiva identificar como estão estruturados os modelos de negócio dos escritórios de arquitetura em Porto Alegre. Para isso, utilizou-se a metodologia de estudo de múltiplos casos, buscando conhecer o funcionamento da empresa e montar um Canvas de modelo de negócio. O instrumento de coleta de dados utilizado foi baseado em Osterwalder e Pigneur (2011), e nos nove elementos fundamentais do modelo de negócio por eles citados. Como resultados, foi possível levantar diversas diferenças e semelhanças entre as agências. Pode-se afirmar, que os resultados obtidos contribuem com o campo teórico ao tratar de um tema pouco explorado na literatura, além de contribuir de forma prática com os escritórios de arquitetura ao estruturar seu negócio.pt_BR
dc.description.abstractThe economy focused on industry scale production opens a space for creative workers from the 90s. Those who use creativity as a tool and whose ideas are valued by society in formation. This change brought changes in the business presentation, as older formats were no longer considered a model for the creative economy. Thus, this article aims to identify how are structured the business models of architectural firms in Porto Alegre. For that, it was used the multiple case study methodology, seeking to know the functioning of the company and set up a business model canvas. The data collection instrument was based on Osterwalder and Pigneur (2011) and the nine key elements of the business model cited by them. As a result, it was possible to raise a number of differences and similarities between the agencies. It can be said that the results contribute to the theoretical field when dealing with a subject little explored in the literature, and contribute in a practical way with the architectural firms to structure their business.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectBusiness modelsen
dc.subjectArchitectural firmsen
dc.subjectCanvasen
dc.titleModelo de negócios : um estudo de caso em escritórios de arquitetura de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Marketing - Turma 2013pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record