Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
Fecha
2010Nivel académico
Especialización
Resumo
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e cons ...
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License