Suporte computacional às interações de um curso a distância
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Neste estudo apresento e analiso alguns dos usos do pbworks como suporte computacional utilizado no Curso de Pedagogia a Distância (PEAD/UFRGS). Este ambiente é utilizado como espaço virtual para agregar conteúdos, trabalhos individuais e em grupo, além de viabilizar a interação e cooperação entre professoras-alunas, professores e tutores. Discuto a apreciação das professoras-alunas do curso a partir de um questionário online respondido sobre a utilização do pbworks nas interdisciplinas de Semi ...
Neste estudo apresento e analiso alguns dos usos do pbworks como suporte computacional utilizado no Curso de Pedagogia a Distância (PEAD/UFRGS). Este ambiente é utilizado como espaço virtual para agregar conteúdos, trabalhos individuais e em grupo, além de viabilizar a interação e cooperação entre professoras-alunas, professores e tutores. Discuto a apreciação das professoras-alunas do curso a partir de um questionário online respondido sobre a utilização do pbworks nas interdisciplinas de Seminário Integrador; Representação do Mundo pela Matemática; Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica e Infâncias de 0 a 10 anos e Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. A partir deste estudo pude concluir que o pbworks está satisfazendo enquanto ambiente escolhido para contemplar a metodologia interativa e problematizadora utilizada no PEAD. Esta metodologia está embasada pelas idéias de Paulo Freire que sustenta a necessidade de um novo paradigma pedagógico e por Jean Piaget no processo de construção do conhecimento a partir de descobertas e investigação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD.
Coleções
-
Ciências Humanas (1948)
Este item está licenciado na Creative Commons License