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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBoth, Eusébio Joãopt_BR
dc.date.accessioned2008-09-24T04:13:32Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13998pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou identificar o perfil dos clientes do segmento empresarial ao se relacionarem com as instituições financeiras sediadas na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul - Brasil. Objetivou conhecer a visão, necessidades, atributos valorizados ou não por estes clientes no relacionamento com os bancos, para após verificar a sintonia do Banco do Brasil em relação a estas perspectivas. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa com abordagem quantitativa, com amostragem probabilística estratificada proporcional de 31 empresas de diferentes segmentos e municípios que compõe esta região, tendo a pretensão de extrapolar os resultados para toda população. Constatou-se que o perfil de relacionamento do cliente empresarial desta região é pautado pela confiança, economicidade e anseio de rapidez no atendimento de suas demandas. Identificaram-se algumas discrepâncias entre expectativas do cliente e o que é apresentado pelos bancos, entre elas o conhecimento do negócio da empresa e a agilidade no atendimento. Ao final do trabalho se constatou o atingimento da maior parte dos objetivos propostos, fazendo-se menção a continuidade do estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis project was developed to identify the profile of the enterprise segment customers of the financial institutions located in the Rio dos Sinos Valley, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Its objective was to find out the point-of-view, needs and attributes that are or are not valued by these customers in their relationship with banks and, after that, verify if Banco do Brasil S.A. is tuned with those expectations. In order to reach this objective, the methodology of research with quantitative boarding was used, with a probabilistic stratified sampling of 31 companies of different segments and cities of this region, being able to draw inferences about the whole population. This project concluded that the profile of the relationship of the corporate customer of this region is based on confidence, low cost and expectation of quick responses for its demands. Some differences between the customers’ expectative and what the banks actually do were identified, such like the knowledge of the customer’s business and the agility of the attendance. In the end of this project it is evidenced that most of the proposed objectives were reached and it’s mentioned that this study may be continued.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing researchen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectSegmentationen
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectBehavior of the organizational customeren
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectCustomer profileen
dc.subjectPesquisa de marketingpt_BR
dc.subjectBank attendanceen
dc.subjectCliente : Caracterização e/ou classificaçãopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectPerfil do clientept_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titlePerfil de clientes de bancos do segmento empresarial - região Vale do Rio dos Sinospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649794pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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