Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar a imagem predominante da escultora francesa Camille Claudel (1864-1943) na historiografia da arte a partir da análise dos aspectos apontados em suas biografias e em adaptações para o cinema, entre os anos 1980 até nossos dias. Apoiada nos estudos feministas voltados para as artes, pretendo compreender e esclarecer por que razões a artista jamais recebeu uma análise voltada para suas obras.
Abstract
This research aims to investigate the predominant image of French sculptor Camille Claudel (1864-1943) in art history by analysing issues raised in her biographies and biographical films, from the 1980´s to the present day. Based on feminist studies focused on the arts, I intend to understand and clarify why the artist never received a directed analysis of her works.
Résumé
Cette étude vise à enquêter sur l'image prédominante de la sculptrice française Camille Claudel (1864-1943) dans l’historiographie de l'art à partir de l'analyse des questions soulevées dans ses biographies et leurs adaptations cinématographiques, des années 1980 à nos jours. Basée sur des études féministes sur les arts, je veux comprendre et clarifier pourquoi l'artiste n'a jamais reçu une analyse approfondie de ses oeuvres.
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.