Distúrbios no desenvolvimento : cognição ou afeto?
dc.contributor.advisor | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Kessler, Carlos Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:12:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1991 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/1397 | pt_BR |
dc.description.abstract | Por que não aprendem certas crianças? Este é um estudo exploratório, no qual buscam-se respostas a esta interrogação. O problema de aprendizagem é baseado no domínio da Psicologia do Desenvolvimento. Para abordá-lo, demonstra-se o interesse na utilização do referencial piagetiano, o ambiente informático e a linguagem LOGO de programação. Desse referencial "cognitivo", surge outra dimensão, a da "afetividade". Do histórico da interrelação entre ambos na teoria piagetiana, surge a psicanálise como disciplina que poderia contribuir. Fundamenta-se a utilização desta útlima em pesquisa, relacionando, ainda, hipóteses que a psicanálise possui sobre o desenvolvimento e seus distúrbios. Escolhemos o estudo de caso como delineamento metodológico desta investigação. Nos resultados, destacam-se situações em que interfiriam elementos "afetivos" a ele vinculados. Verificou-se que o computador oferece possibilidades e recursos específicos para essa expressão, que, combinados com a necessidade do raciocínio para sua utilização, permitiram aos sujeitos a superação das situações que intreferiam no seu desenvolvimento. Conclui-se pelo interesse no prosseguimento da investigação, no ambiente informatizado, desta zona de fronteira entre a "cognição" e o "afeto". | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Processos mentais | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Abordagem piagetiana | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | LOGO | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Distúrbios no desenvolvimento : cognição ou afeto? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000021811 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1990 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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