Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível?
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de atividades lúdicas nos planos de aula da Revista Nova Escola online, para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar os tipos de atividades lúdicas presentes nesses planos, relacionando-os com a intencionalidade em que é apresentada. Este estudo situa-se no campo epistemológico da pesquisa qualitativa, tendo na análise conteúdo seu principal instrumento metodológico. Os dados coletados e que compuseram o corpu ...
O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de atividades lúdicas nos planos de aula da Revista Nova Escola online, para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar os tipos de atividades lúdicas presentes nesses planos, relacionando-os com a intencionalidade em que é apresentada. Este estudo situa-se no campo epistemológico da pesquisa qualitativa, tendo na análise conteúdo seu principal instrumento metodológico. Os dados coletados e que compuseram o corpus deste estudo referem-se aos planos de aula para o ensino de Ciências, apresentados nas edições online da Revista Nova Escola, publicadas entre 2006 e 2014, totalizando 90 edições. O referencial teórico contemplou, principalmente, o pensamento de André, Bardin, Espinoza, Franco, Fortuna, Luckesi, Lüdke, Piaget, entre outros. Os dados coletados em 88 planos de aula de Ciências foram organizados baseando-se na pergunta-problema da pesquisa: Que marcas evidenciam, nos planos de aula da Nova Escola online, a presença de articulação entre as atividades lúdicas e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e com qual intencionalidade o lúdico é proposto? Os resultados são apresentados em três categorias de análise: o brincar com um fim em si mesmo; a brincadeira como isca e a brincadeira como desencadeadora de aprendizagens. A discussão e análise dos resultados, bem como suas relações com os aportes teóricos escolhidos, me conduziram ao fortalecimento das minhas inquietações iniciais, ou seja, nos planos de aula para o ensino de Ciências investigados predomina a ausência de atividades lúdicas. Considerando a presença insignificante das atividades lúdicas nos planos examinados e o modo como ela é abordada, esta pesquisa pretende instigar a realização de mais investigações que difundam o valor das atividades lúdicas como potencializadora de aprendizagens em sala de aula e fora dela, especialmente no ensino de Ciências. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1437)
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