Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorGeri, Thomas Lesterpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-26T02:08:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139597pt_BR
dc.description.abstractOs escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleConstituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990541pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples