Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender ...
Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License