Contando outras histórias : personagens negros positivados utilizados por professoras do curso UNIAFRO para uma educação antirracista na educação infantil
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de catorze professoras da educação infantil, cursistas do UNIAFRO1. A pesquisa buscou compreender como trabalharam tais professoras de escolas da rede pública do Rio Grande do Sul, para atender os princípios legais da Lei 10.639/03 em sala de aula de educação infantil. Preocupei-me em entender quais as práticas usadas como estratégias para construir uma educação antirracista entre os sujeitos que integra ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de catorze professoras da educação infantil, cursistas do UNIAFRO1. A pesquisa buscou compreender como trabalharam tais professoras de escolas da rede pública do Rio Grande do Sul, para atender os princípios legais da Lei 10.639/03 em sala de aula de educação infantil. Preocupei-me em entender quais as práticas usadas como estratégias para construir uma educação antirracista entre os sujeitos que integram seu ambiente escolar. O estudo caracteriza-se por análise documental a partir de abordagem qualitativa. Os dados para a pesquisa emergem de trabalhos produzidos por professoras do referido curso. Para dar potência ao Trabalho de Conclusão de Curso, utilizo conceitos tais como: Raça, Racialidade, Educação Antirracista e Literatura Infantil. A partir desses conceitos, a pesquisa realizada embase-se nas proposições de Gladis Elise Pereira da Silva Kaecher, Leni Vieira Dornelles, Tanise Ramos Müller no que se refere aos estudos sobre raça, racialidade e racismo e nos aportes de Maria Isabel Dalla Zen, quando trato de literatura infantil, dentre outros. Através das análises foi possível perceber a importância do uso da literatura nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil, com vistas a uma educação antirracista, a partir do trabalho com crianças pequenas. No estudo assinalo a importância de as docentes participarem de uma formação continuada, na busca de aperfeiçoamento, no caso desta investigação, o curso oferecido pelo UNIAFRO. Para dar conta desse modo de educação, as professoras pesquisadas fizeram uso, principalmente da literatura infantil afro-brasileira, para alcançar uma educação antirracista e direito à igualdade desde a educação infantil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (35846)Tesinas Pedagogía (1360)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License