As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula : a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital
Fecha
2015Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como tema principal a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para o Ensino Fundamental e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula e a inclusão por meio de apreciações de dispositivos móveis. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante, refletindo a respeito de sua prática docente e ...
Este trabalho tem como tema principal a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para o Ensino Fundamental e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula e a inclusão por meio de apreciações de dispositivos móveis. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante, refletindo a respeito de sua prática docente e discente, sobre suas experiências vividas como monitora do Projeto Mais Educação, bem como no estágio obrigatório do Magistério e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo desta pesquisa e a principal questão é refletir sobre como podem ser desenvolvidos planejamentos incluindo tecnologias digitais em tempos de cultura digital.Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam a inclusão social, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) e orientações da UNESCO (2014). Assim, é problematizado não só o conceito de cultura digital (KREUTZ e BOLL), mas também o de inclusão social (WARSCHAUER), entrecruzando-os às discussões de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1997). Esse contexto educador, que avança em direção ao aluno contemporâneo, impulsiona o significado da docência para a licencianda, nesses tempos de tecnologias e inclusão digital. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License