Uma coisa não entendo, por que não aprendo a ler e escrever como aprendo as outras coisas ?
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo pesquisar o que é necessário para o sujeito apropriar-se do Sistema de Escrita Alfabética e como um projeto escolar, envolvendo a leitura de livros e textos, contribue para que os alunos de uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) se apropriem do Sistema de Escrita Alfabética. Estes questionamentos se deram a partir da trajetória de vida do autor, com pouca vivência em relação às práticas de leitura e escrita na infância e a ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo pesquisar o que é necessário para o sujeito apropriar-se do Sistema de Escrita Alfabética e como um projeto escolar, envolvendo a leitura de livros e textos, contribue para que os alunos de uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) se apropriem do Sistema de Escrita Alfabética. Estes questionamentos se deram a partir da trajetória de vida do autor, com pouca vivência em relação às práticas de leitura e escrita na infância e adolescência; da experiência deste no estágio docente do Curso de Pedagogia em uma turma de alfabetização de jovens e adultos; e a partir do questionamento de um aluno: “Uma coisa não entendo, por que não aprendo a ler e escrever como aprendo as outras coisas?”. A pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico concentrou-se nos referenciais teóricos que tratam dos processos de alfabetização, processos de leitura, do letramento e de metodologias da alfabetização, entre outras, que serviram de base para a compreensão do processo educativo desenvolvido. Foram utilizados alguns elementos do Diário de Classe, produzido durante o estágio docente no 2º semestre de 2014, e dos “Cadernos Capa Dura” (atividade de alfabetização realizada no período), como exemplos das teorias apresentadas. Este trabalho possibilitou entender que a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética e seu uso é um processo complexo, no qual o sujeito tem que construir e reconstruir o conhecimento sobre esse sistema que a humanidade acumulou, ao longo de sua história. As análises realizadas indicam que o trabalho pedagógico com a leitura de livros e textos pode ser um caminho para que os alunos adquiram o domínio do Sistema de Escrita Alfabética. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1371)
Este item está licenciado na Creative Commons License