Gestão democrática : uma visão de duas escolas do município de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Gandin, Luís Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Cerentine, Andrele Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-21T02:07:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139318 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso consiste em investigação exploratória acerca da gestão de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Porto Alegre. O trabalho analisa a organização da gestão escolar, especialmente no que diz respeito ao seu desempenho democrático, tendo por base a legislação federal e municipal. Em seguida, avalia a situação da gestão depois do projeto "Escola Cidadã", implementado pela Administração Popular entre os anos de 1989 e 2004, levando em consideração que, depois desse período, nenhuma outra proposta político-educacional foi apresentada para as escolas municipais de Porto Alegre. Foram entrevistados diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores educacionais de ambas escolas pesquisadas. Como metodologia de pesquisa qualitativa, lancei mão de observações diretas, de entrevistas semi-estruturadas, levantamento bibliográfico e, em geral, de uma abordagem com inspiração etnográfica. Esta pesquisa se vale do aporte teórico dos seguintes autores: Carlos Roberto Jamil Cury (2007), Luís Armando Gandin (2002), Neusa Chaves Batista (2013), José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi (2012), Michael Apple (2006), Elizabeth M. de Albuquerque (2012), Naura Syria Carapeto Ferreira (2009), Márcia Angela da S. Aguiar (2011), Luciani Paz Comerlatto e Vera Maria Vidal Peroni (2014) e Marilena Chaui (2008). A pesquisa realizada permitiu concluir que para uma escola ser democrática seus gestores precisam ter consciência do que é democracia e para que isso ocorra, é desejável que todos os integrantes da equipe diretiva tenham formação específica para atuarem nos cargos. Além de notar que a ausência de um projeto político-pedagógico efetivo, tende a desestabilizar os processos que consolidam a Gestão Democrática nas escolas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escola cidadã | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática : uma visão de duas escolas do município de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990045 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License