Contribuições aos estudos sobre Adolescentes na EJA : na perspectiva da Classe Trabalhadora
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Diferente de todas as crises capitalistas anteriores, ditas cíclicas, a partir da década de 70 muitos estudiosos começam a apontá-la como a crise mais acirrada do sistema capitalista e passam a considerá-la como a crise estrutural do capitalismo. Daí inúmeras políticas são lançadas com o objetivo de superá-la, como legado do neoliberalismo clássico, políticas de ajuste fiscal assombram a população, há alteração da condição e ritmo do trabalho, as áreas sociais são as mais prejudicadas. Percebem ...
Diferente de todas as crises capitalistas anteriores, ditas cíclicas, a partir da década de 70 muitos estudiosos começam a apontá-la como a crise mais acirrada do sistema capitalista e passam a considerá-la como a crise estrutural do capitalismo. Daí inúmeras políticas são lançadas com o objetivo de superá-la, como legado do neoliberalismo clássico, políticas de ajuste fiscal assombram a população, há alteração da condição e ritmo do trabalho, as áreas sociais são as mais prejudicadas. Percebemos a reestruturação produtiva, a globalização e o neoliberalismo com todas suas políticas de privatizações, terceirizações e parcerias público-privadas na Educação e no mundo do trabalho. Este estudo situa-se no campo trabalho-educação, em especial, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo este cenário social, percebemos no contexto da EJA a significativa presença de adolescentes nas totalidades da modalidade (Por quê?). Adolescentes estes recém-excluídos da escola que retornam, agora, na EJA (O que fazer?). Quem são eles? O que eles querem/esperam na/da EJA? Este trabalho tem o objetivo de contribuir com os estudos acerca dos adolescentes na EJA, para isto, a metodologia utilizada foi a revisão da produção acadêmica discente, a partir do Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade, FACEDUFRGS, através do mapeamento dos TCC’s e análise dos mesmos, na perspectiva quanti e qualitativa. Nossos estudos percebem a construção emergente de um sujeitoadolescente- trabalhador, ora excluído do ensino fundamental, por distintos aspectos, e que acredita na relação escola – emprego como forma de transformar sua realidade objetiva, mas que se depara com um mercado de trabalho em crise. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1370)
Este item está licenciado na Creative Commons License