Mostrar el registro sencillo del ítem
Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
dc.contributor.advisor | Koch, Adolar | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Priscila Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T02:07:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139303 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é investigar os procedimentos didáticos-pedagógicos e os posicionamentos políticos adotados pelas comunidades escolares, principalmente na área do ensino de história, para a aplicação da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, para tanto realizou-se uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP's) das escolas de ensino fundamental da rede municipal de Cachoeirinha, com o objetivo de verificar as presenças/ausências das temáticas e os procedimentos adotados para sua aplicação no texto dos PPP’s. O Projeto Político Pedagógico, como documento escolar, é aqui entendido enquanto importante instrumento de diagnóstico coletivo, visto que sua construção deve ser feita por toda a comunidade escolar e é capaz de revelar elementos da aplicação dos conteúdos da Lei 10.639/03 que alterou os artigos 26 e 79 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDBEN 9.394/96 e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e História e Cultura Afro-Brasileira. Este trabalho não tem por objetivo apontar somente se a nova legislação esta sendo aplicada ou não, e sim entender e analisar os processos de recepção da Lei 10.639/03 no município de Cachoerinha para identificarmos os aspectos que merecem maior atenção e investimento, dentro de políticas públicas e programas de formação docente para a sua implementação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Movimento negro | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Cachoeirinha (RS) | pt_BR |
dc.title | Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989452 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (35945)Tesinas Historia (760)