Possibilidades para a profissionalização de mulheres privadas de liberdade : o caso de um Curso de Maquiagem Artística e Estética
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo tem como foco analisar duas edições de um curso de maquiagem artística e estética oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), para detentas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), com o objetivo de problematizar projetos educacionais direcionados às mulheres privadas de liberdade, especialmente àqueles que integram a qualificação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que são apresentadas e analisadas as perspectivas dos sujeitos pa ...
O presente estudo tem como foco analisar duas edições de um curso de maquiagem artística e estética oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), para detentas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), com o objetivo de problematizar projetos educacionais direcionados às mulheres privadas de liberdade, especialmente àqueles que integram a qualificação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que são apresentadas e analisadas as perspectivas dos sujeitos participantes (BOGDAN E BIKLEN, 1982 apud LUDKE E ANDRÉ, 1986), não apenas para “contar opiniões”, mas para refletir sobre as diferentes representações sobre o assunto em questão, apontadas pelos sujeitos. A coleta de dados, para esta pesquisa, foi feita através de entrevistas semi estruturadas, a partir de tópicos-guia (GASKELL, 2002). Foram entrevistados: professores, detentas, gestores do IFRS, que atuaram nas duas edições do curso de maquiagem, e uma agente penitenciária. Partindo dos enfoques na gestão, no currículo e nos direitos humanos das mulheres, foi possível refletir a respeito das duas edições do referido curso. Nossas análises consideram que os cursos ofertados para esse público, tendo em vista os princípios da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade e ao fato de tratar-se de propostas direcionada ao público feminino precisam, além de integrar o conhecimento da profissão com as diferentes áreas do conhecimento, problematizar os direitos humanos das mulheres com vistas à emancipação destas e ao cumprimento dos objetivos previstos em Lei para a Educação Prisional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1396)
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