Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Schana Andréia dapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-16T02:08:15Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139087pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a implementação e avaliação de um material didático de apoio para o estudo de cálculo estequiométrico em um curso técnico de química. Esta proposta tem como princípios norteadores o Ensino por Competências, proposto por Philippe Perrenoud, aliado aos conceitos de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O material elaborado consiste de uma revisão de conceitos matemáticos direcionada ao tema de proporções e de um texto de química sobre grandezas químicas e estequiometria. Na elaboração do material, buscou-se uma linguagem simples e explicativa, com exemplos para elucidação dos conceitos. A aplicação foi realizada em duas modalidades: presencial e a distância, sendo que em ambos os casos a participação dos alunos foi voluntária. Para sua avaliação, o material didático foi analisado por professores de matemática e de química e pelos alunos participantes da pesquisa. Além disso, realizou-se uma pesquisa através da aplicação de questionários com professores de química a respeito das dificuldades dos alunos em cálculos químicos e com professores e licenciandos de matemática sobre o ensino de proporcionalidade. A maioria dos professores de química apontou perceber dificuldades na aplicação de conceitos matemáticos por parte dos alunos. Na avaliação do material didático elaborado, professores e alunos indicaram como positiva a sua utilização no estudo de cálculo estequiométrico, sendo que a maioria dos alunos respondeu que a participação nesta pesquisa auxiliou a entender melhor os conceitos estudados em sala de aula, na disciplina em que são normalmente trabalhados.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleElaboração e avaliação de material didático para apoio no ensino de cálculo estequiométrico em um curso técnico de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987656pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples