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dc.contributor.advisorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Josoe Borba dapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-16T02:08:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139078pt_BR
dc.description.abstractA avaliação formativa é uma proposta pedagógica que visa a ampliação do conceito de aprendizagem mediante a observação contínua da progressão do aluno. Neste trabalho utilizam-se Mapas Conceituais como uma ferramenta alternativa de avaliação. Os Mapas Conceituais foram utilizados na avaliação formativa dos alunos do 3o ano do Ensino Médio do Instituto Educacional Dom Diogo de Souza durante a realização da Atividade de Estágio de Docência III, nos meses de março a julho de 2015. A comparação entre mapas realizados em períodos diferentes deveria mostrar a evolução da capacidade do aluno na definição de conceitos e no estabelecimento de novas conexões Os elementos fornecidos pelos alunos que realizaram as três avaliações serviram de base para a pesquisa. Espera-se que o processo apresentado possa qualificar positivamente a aprendizagem destes indivíduos no conteúdo de dispersões químicas, o que buscaremos apresentar de forma articulada com o referencial teórico apropriado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.titleO uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação formativa no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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