Proposição de melhorias para o sistema de transporte por lotação : pesquisa de preferência declarada para Porto Alegre
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2015Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O Brasil é um País emergente, de crescente motorização e cujas cidades presenciam as externalidades impostas pelo uso indiscriminado do automóvel, dentre as quais as principais são os congestionamentos, a poluição e os acidentes. Porto Alegre é uma das metrópoles mais ricas do País e se inclui no rol de centros urbanos que vivenciam tais externalidades. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor melhorias a um sistema de transporte coletivo existente em Porto Alegre – o sistema de lotação ...
O Brasil é um País emergente, de crescente motorização e cujas cidades presenciam as externalidades impostas pelo uso indiscriminado do automóvel, dentre as quais as principais são os congestionamentos, a poluição e os acidentes. Porto Alegre é uma das metrópoles mais ricas do País e se inclui no rol de centros urbanos que vivenciam tais externalidades. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor melhorias a um sistema de transporte coletivo existente em Porto Alegre – o sistema de lotação – para que se torne mais atraente ao público usuário do automóvel. Para propor essas melhorias, é necessário pesquisar na bibliografia técnica da área de transporte público urbano quais são as boas práticas que trazem qualidade aos sistemas coletivos, bem como descobrir dentre os usuários quais atributos são valorizados e por quais mudanças estes estariam dispostos a pagar. A ferramenta escolhida para a realização deste estudo foi a Pesquisa de Preferência Declarada, uma técnica em que cenários hipotéticos e tecnologicamente viáveis são criados e apresentados aos entrevistados para que estes avaliem as opções e informem sua opção modal nas condições supostas ao longo da entrevista. A presente pesquisa comparou o modal lotação ao modal carro e apresentou dois níveis de variação para três atributos, resultando em oito cenários. Além disso, foram criadas três faixas temporais para abranger os diferentes deslocamentos que ocorrem em Porto Alegre. As respostas qualitativas foram quantificadas em valores entre 0 e 1 e passaram por regressão linear que determinou os coeficientes que compõem a função utilidade do lotação. De posse da função utilidade, foi calculada a probabilidade de escolha do lotação para cada cenário através do modelo Logit Binomial. O resultado constatado demonstrou que as mudanças propostas aumentariam a adesão ao lotação e seriam economicamente viáveis, tornando possível concluir que a decisão seria implantar as mudanças propostas. Uma série de melhorias de cunho conceitual (e não testadas ou medidas) também foi proposta. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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