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dc.contributor.advisorRocha, Cecilia Gravina dapt_BR
dc.contributor.authorPirolli, Manuelapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-15T02:08:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/138356pt_BR
dc.description.abstractOs impactos ambientais causados pelas edificações ao longo do seu ciclo de vida reforçam a urgência na tomada de ações mitigadoras. Além da adoção de premissas construtivas e de materiais mais sustentáveis para a execução dos empreendimentos, é possível incluir no projeto atributos que tornarão esses empreendimentos mais sustentáveis durante sua ocupação pelos usuários. Entretanto, a visão recorrente entre os profissionais e clientes finais da construção civil é de que a sustentabilidade tem custo elevado. É neste interim que a identificação do interesse dos clientes por atributos sustentáveis se torna necessária, de forma que as empresas possam investir em sustentabilidade com confiança de estar oferecendo um produto desejado por seus clientes. Estudos indicam que os consumidores somente aceitam os sacrifícios (maior preço) das ações mais sustentáveis se os benefícios (economia nas contas ou contribuição para o meio ambiente) forem suficientes, de acordo com seu julgamento pessoal. Assim, este trabalho buscou identificar qual a preferência dos clientes de um empreendimento residencial da cidade de Porto Alegre por atributos sustentáveis, considerando o custo e o benefício de cada atributo. Foram enviados questionários online para o público-alvo adotado, obtendo-se 33 respostas (taxa de retorno de 26%). A pesquisa compreendeu seis atributos sustentáveis, para os quais estimou-se o acréscimo que representariam no preço de compra do imóvel e seu benefício – econômico ou ambiental. Exibindo apenas o benefício, questionou-se qual a ordem de preferência pelos atributos. O resultado, do mais preferido ao menos, foi: painéis fotovoltaicos, reaproveitamento de água da chuva, lâmpadas LED, piso permeável, portas com madeira certificada e tintas de baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. Quando apresentados juntamente com seu acréscimo no preço do imóvel, os três atributos que mais pessoas estariam dispostas a pagar foram: lâmpadas LED (73%), reaproveitamento de água da chuva (61%) e painéis fotovoltaicos (36%). Os outros três atributos – apresentados apenas com um benefício de cunho ambiental – ocuparam novamente as últimas posições. O resultado indica que os clientes investiriam em itens de sustentabilidade na compra de um imóvel, e que realizam uma análise custo-benefício na sua decisão (o atributo mais desejado, as lâmpadas LED, é o que apresenta menor tempo de retorno do investimento). Além disso, os atributos que proporcionam retorno financeiro (benefício individual) se mostraram mais atrativos em relação aos que somente reduzem o impacto ambiental (benefício coletivo).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAtributos sustentáveis em empreendimentos residenciais : custos e benefícios e análise da preferência de clientespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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