Pavimentação da duplicação da BR 290 : alternativas de dimensionamento e análise de custos
dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Fernando da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T02:08:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/138311 | pt_BR |
dc.description.abstract | Visando a crescente necessidade de melhoria da qualidade das rodovias brasileiras, e com novos materiais estudados e empregados nos projetos de pavimentos rodoviários, buscou-se aprofundar mais o estudo de análise mecanística e deterioração de pavimentos. Assim, este trabalho tem enfoque na aplicação de brita graduada tratada com cimento (BGTC) na camada de base da Rodovia BR-290 com pavimento do tipo semi-rígido e invertido. Dois tipos de pavimento são estudados: o primeiro semi-rígido com 15 cm de concreto asfáltico, 30 cm de BGTC, 20 cm de brita graduada simples (BGS) e 20 cm de macadame; o segundo pavimento, invertido, com 23 cm de concreto asfáltico, 20 cm de BGS, 20 cm de BGTC e 20 cm de macadame. Nos dois pavimento, semi-rígido e invertido, a camada asfáltica foi feita em duas camadas, a camada superior com módulo de resiliência maior, e a camada inferior com módulo de resiliência menor, Com o uso do software EVERSTRESS 5.0 para as análises mecanísticas-empíricas, determinaram-se as respostas estruturais: deflexões, tensões e deformações nas camadas de concreto asfáltico, na BGTC e no subleito de cada pavimento estudado. O software fornece essas respostas e elas são comparadas com os valores admissíveis calculados através dos modelos de fadiga da República da África do Sul. As espessuras das camadas são alteradas até se encontrar as respostas estruturais menores que as admissíveis. Os critérios de dimensionamento são a fadiga (na BGTC e da camada asfáltica) e deformação permanente (na BGTC e no topo do subleito). Para o pavimento semi-rígido, que tem base cimentada, foi usada uma camada de geotêxtil, como aliviadora de tensões, para evitar reflexão de trincas no revestimento asfáltico. Por último foi feita uma análise de custos para construção de cada estrutura de pavimento estudada, baseada nos preços dos materiais de pavimentação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Pavimentação da duplicação da BR 290 : alternativas de dimensionamento e análise de custos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989252 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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