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dc.contributor.advisorLewgoy, Bernardopt_BR
dc.contributor.authorScalco, Lúcia Murypt_BR
dc.date.accessioned2008-09-05T04:11:39Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13817pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo etnográfico de jovens do Morro da Cruz (conhecido bairro de classe popular de Porto Alegre) inseridos em um projeto de inclusão digital, proporcionado por uma Instituição Religiosa. O meu objetivo é mostrar como esses jovens usam, interpretam e reinterpretam os novos saberes adquiridos a partir do curso realizado, nas suas práticas cotidianas e no espaço social e geográfico do qual fazem parte. Para tanto, abordo questões antropológicas de religião, política, juventude, classe social, consumo, moda e novas tecnologias, contextualizando-as e situando-as nos processos culturais e sociais envolvidos. Como suporte teórico, entre outros, o presente estudo dialoga com o horizonte comparativo de Miller & Slater (2004), que ressaltaram a importância da etnografia nas apropriações diferenciadas, seletivas e locais da internet. Nesse sentido, a apropriação dos jovens de classes populares a essas novas práticas aponta para tensões, negociações e a heterogeneidade existentes no processo de apropriação da internet, levando a várias ressigificações operadas por esses alunos - destacando a MetaReciclagem que, à luz do conceito de bricoleur - materializa a produção cultural desses jovens.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is an ethnographic study of the Morro da Cruz’s youth (a neighborhood known as low class in Porto Alegre) inserted on digital inclusion project, provided by a religious institution. My goal is to show how these youngsters use, interpret and re-interpret the new knowledges acquired through the course, on their daily practices and on the social and geographical spaces they are a part of. To do so, I approach anthropological questions regarding religion, politics, youth, social class, consumption, fashion and new technologies, putting them on a context and situating them on the cultural and social processes involved. As technical support, among others, the present study dialogs with the comparative horizon of Miller & Slater (2004) that detached the importance of the ethnography on the differentiated, selective and local appropriations of Internet. On this sense, the low class youngsters´ appropriation of these new practices points to existing tensions, negotiations and heterogeneous aspects on the process of appropriation of the Internet, leading to various ressignificados operated by these students, pointing out the Met recycling that, trough the light of the concept of the bricoleur, materializes the cultural production of these youngsters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLow classen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectClasses popularespt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.title"Fala K É NóIs" : etnografia de um projeto de inclusão digital entre jovens de classes populares em Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000651688pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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