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Uma voz que ressoa pelas rupturas do corpo: encontros entre os estudos queer e o documentário Paris is Burning
dc.contributor.advisor | Silva, Alexandre Rocha da | pt_BR |
dc.contributor.author | Sales, Nicolas Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-13T02:06:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/137777 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia propõe um encontro entre o documentário estadunidense Paris Is Burning (1990), de Jennie Livingston, e os estudos queer. Em um primeiro momento, realiza-se uma recuperação do momento sociocultural no qual o filme é produzido e lançado, dos debates teóricos levantados pela obra e do contexto cinematográfico do New Queer Cinema, movimento do qual Paris Is Burning fez parte. Em seguida, traça-se uma revisão da teoria queer na qual são retomados os conceitos de corpo, performatividade e abjeção, além das problemáticas de representação geradas por sua proposta epistemológica. Por fim, desenvolve-se um aparato metodológico a partir do conceito de "voz" como descrito por Bill Nichols. Então, três discussões que vinculam a teoria queer à forma através da qual Paris Is Burning retrata o mundo histórico são realizadas, as quais partem de sua estrutura, sua composição de planos e sua organização de entrevistas para vincular temáticas de fracasso, incoerência e performatividade ao filme. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph proposes an encounter between the US documentary Paris Is Burning (1990), directed by Jennie Livingston, and queer theory. Firstly, the sociocultural background in which the movie is produced and release is explored, such as its theoretical debates and the cinematographic context in which emerges New Queer Cinema, a movement from which Paris Is Burning is related. Next, queer theory is revised and concepts such as body, performativity and abjection are explained, as it is the problematic of representation generated by its epistemological purpose. Finally, a metodological apparatus is developed from the concept of "voice" as stated by Bill Nichols enabling that three discussions that link queer theory to the means through which Paris Is Burning portrays the historical world can be evolved. The documentary's structure, shots’ composition and its interview's organization are bind to themes of failure, incoherence and performativity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Documentary cinema | en |
dc.subject | Teoria queer | pt_BR |
dc.subject | Paris Is Burning (Filme documentário) | pt_BR |
dc.subject | Queer theory | en |
dc.subject | Paris Is Burning | en |
dc.subject | New Queer Cinema | en |
dc.subject | Performativity | en |
dc.title | Uma voz que ressoa pelas rupturas do corpo: encontros entre os estudos queer e o documentário Paris is Burning | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Mello, Jamer Guterres de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000988133 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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