Ornamento, excesso e saturação como possibilidade poética
dc.contributor.advisor | Disconzi, Romanita | pt_BR |
dc.contributor.author | Bassani, Juliana Giacomelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-08-16T04:11:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/13689 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem por objetivo investigar estratégias que possam ser criadas para alterar o modo de contemplação da obra. Traz como elemento iconográfico a imagem de uma boca que irá aparecer repetidamente em inúmeras variações. As imagens são pinturas soterradas pela colagem de mínimas unidades visuais, dentre elas paetês, vidrilhos, botões, pastilhas de lantejoulas e padronagens diversas. A repetição, o excesso e a saturação são utilizados como dispositivos para criar uma certa desordem visual onde poderão ser percebidos os diversos detalhes que compõe as imagens. A montagem é fator determinante para essa proposta, uma vez que as peças não possuem posição fixa e se espalham no ambiente formando um grande painel. Dessa forma, o trabalho se modifica a cada vez que é exposto, evidenciando aspectos do jogo pela mobilidade das peças e pelas diferentes combinações nos inúmeros desdobramentos internos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research has the objective of investigating strategies that can be created to alter the contemplation of the work. Its iconographic element is an image of a mouth that will appear repeatedly in countless variations. The images are paintings buried by the gluing of minimal visual units, amongst them sequins, beads, buttons, paillettes and other diverse patterns. The repetition, the excess and the saturation are used like devices to create a certain visual disorder where they will be able to be perceived as diverse details that compose the image. The assembly is a determinant factor for this work, since the pieces do not possess a fixed position and spread themselves in the environment forming a large panel. This way, the work is modified each time it is displayed, showing aspects of change by the movement of the pieces and by the different combinations in the endless internal implications. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mouth | en |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Repetition | en |
dc.subject | Excesso : Arte | pt_BR |
dc.subject | Excess | en |
dc.subject | Montagem (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Saturação : Arte | pt_BR |
dc.subject | Saturation | en |
dc.subject | Poeticas visuais | pt_BR |
dc.subject | Assembly | en |
dc.subject | Boca : Repetição : Arte | pt_BR |
dc.title | Ornamento, excesso e saturação como possibilidade poética | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000652934 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Visuais (473)